Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Postgraduate Program in Education

Celia Maria Benedicto Giglio

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E-mail: celia.giglio@unifesp.br 

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP (1985); Mestrado (1995) e Doutorado (2001) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Atua na Graduação com disciplinas voltadas à Gestão Escolar, Práticas Pedagógicas Programadas e Residência Pedagógica em Gestão Educacional. Pesquisa o campo da História da Educação e da Gestão Educacional com relevo nos estudos sobre a institucionalização da educação escolar nos séculos XIX e XX e nas Políticas Educ acionais contemporâneas, incluindo os processos de governo da escola e dos sistemas de ensino. No campo da extensão atua na formação de professores e gestores escolares e no desenvolvimento de metodologias para a aprendizagem prática na formação de gestores.

Educação 

A educação é concebida como elemento fundamental na constituição do ser humano e envolve os processos sociais de formação, relacionados à apropriação da cultura, às formas de ser, de agir e de refletir. São processos e práticas que ocorrem de forma intencional e difusa, em diferentes instâncias de socialização. A educação efetiva-se nas relações estabelecidas entre os seres humanos, objetivando a formação de indivíduos, vinculada ao processo civilizatório; na modernidade, a escola destaca-se como locus de formação dos sujeitos, com a finalidade de lhes assegurar participação no mundo produtivo e na vida pública. A ação educativa está vinculada a concepções específicas de ser humano e tais concepções são histórica e socialmente situadas. A Educação diz respeito à cultura, contemplando uma ideia de valor ou do que é valorizado por determinado grupo. Transmite, perpetua e modifica a experiência humana nomeada cultura, pressupondo a relação de ensino e aprendizado.

Linha de Pesquisa 2:  Educação, Estado, Trabalho

Estudos sobre escola, políticas e relações sociais que conformam a educação institucionalizada demandam diálogo com categorias amplas que medeiam a formação do ser humano, como trabalho, cultura, economia e educação, além do Estado como uma das formas de organização das sociedades contemporâneas. Dessa compreensão decorre a organização da linha, que abrange investigações sobre as relações entre Trabalho, Estado e Educação, sob diferentes perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, em diálogo com aportes teóricos de disciplinas como Ciências Sociais, Ciência Política, História e Ciências Econômicas. Contempla pesquisas sobre implementação e avaliação de políticas públicas em educação; estudos internacionais de políticas e reformas educacionais; políticas de currículo e avaliação educacional; condições de trabalho docente e gestão educacional. As pesquisas desta linha têm como pontos de convergência o direito e a democratização da educação e as interfaces das políticas educacionais com as práticas escolares.


Orientadores
Celia Maria Benedicto Giglio
Claudia Barcelos de Moura Abreu
Luiz Carlos Novaes 
Marcia Jacomini
Maria Angélica Pedra Minhoto

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