Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Postgraduate Program in Education

Claudia Lemos Vóvio

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E-mail: cl.vovio@unifesp.br 

Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação e do Programa de Pós Graduação de Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, Graduada em Pedagogia pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Na graduação atua em disciplinas da área de Linguagem e Didática de Língua Portuguesa e Alfabetização, além de atuar no campo de estágio docente. Realiza pesquisas sobre Alfabetização e Letramento em contextos escolares e de educação social, tem orientando investigações que se voltam às práticas pedagógicas, ao currículo, formação docente e implementação de programas e projetos voltados ao ensino de língua materna e letramento, em contextos de vulnerabilidade social.  Integro a Línha de Pesquisa 5 do PPGE, "Linguagens e saberes em contextos formativos”, que se debruça em investigações sobre os aspectos epistemológicos implicados na constituição dos sujeitos sociais contemporâneos, com destaque para os temas que perpassam os objetos de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa. Desenvolve o projeto de extensão, "Letramento e participação social: crianças. adolescentes e jovens e as culturas do escrito", que aborda fundamentos teóricos e práticos voltados aos professores das redes públicas e educadores de programas de educação social que atuam diretamente na democratização das produções culturais escritas.

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Educação 

A educação é concebida como elemento fundamental na constituição do ser humano e envolve os processos sociais de formação, relacionados à apropriação da cultura, às formas de ser, de agir e de refletir. São processos e práticas que ocorrem de forma intencional e difusa, em diferentes instâncias de socialização. A educação efetiva-se nas relações estabelecidas entre os seres humanos, objetivando a formação de indivíduos, vinculada ao processo civilizatório; na modernidade, a escola destaca-se como locus de formação dos sujeitos, com a finalidade de lhes assegurar participação no mundo produtivo e na vida pública. A ação educativa está vinculada a concepções específicas de ser humano e tais concepções são histórica e socialmente situadas. A Educação diz respeito à cultura, contemplando uma ideia de valor ou do que é valorizado por determinado grupo. Transmite, perpetua e modifica a experiência humana nomeada cultura, pressupondo a relação de ensino e aprendizado.

 

Linha de Pesquisa 5:  Linguagens e Saberes em Contextos Formativos

A linha de pesquisa “Linguagens e Saberes em contextos formativos” caracteriza-se pela preocupação em investigar os aspectos epistemológicos implicados na constituição dos sujeitos sociais contemporâneos, com destaque para os temas que perpassam os objetos de ensino e de aprendizagem. Nesse movimento, busca refletir sobre os desafios relacionados à produção e apropriação do saber, no contexto contemporâneo, a partir do estudo da relação entre a produção do conhecimento nos diferentes espaços (escolares e não escolares) e as transformações ocorridas nos múltiplos contextos históricos, sociais e culturais. Operando com conceitos emanados de distintos campos do saber - como a Filosofia, a Sociologia, a Linguística, a Psicologia e as Didáticas específicas - a linha de pesquisa tem como foco de investigação, processos educacionais, formais e não formais, destacando-se, neste escopo, questões afeitas, dentre outros aspectos: a) aos conhecimentos produzidos em diferentes contextos formativos; b) às metodologias de ensino e de investigação voltadas para o ensino e a aprendizagem, em distintos níveis e esferas; c) à construção do conhecimento científico e matemático; d) aos saberes pedagógicos e específicos necessários à produção do conhecimento; e) à produção curricular para a formação científica; f) à produção de materiais didáticos; g) à produção de significados, por meio de múltiplas linguagens (escrita, oral, imagética, cartográfica, hipermidiática, científica, entre outras); h) à formação inicial e continuada de professores para integrar a mídia às práticas sociais desenvolvidas no ethos educativo; i) às ações e/ou programas de inclusão digital, entendida como uma das facetas da inclusão social; j) à formação inicial e continuada de professores para o ensino e aprendizagem conceitual; k) aos elementos constitutivos da atividade pedagógica, em geral e aos processos de ensino e de aprendizagem, em particular.


Orientadores
Claudia Lemos Vóvio 
Emerson Izidoro dos Santos
Érica Aparecida Garrutti de Lourenço
Jerusa Vilhena de Moraes
Lucila Pesce
Vanessa Dias Moretti 

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