Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Postgraduate Program in Education

Jerusa Vilhena de Moraes

Contato | Currículo Lattes

E-mail: jevilhena@yahoo.com.br  

Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFESP. Tem realizado pesquisa  na área de ensino e aprendizagem tendo como linha de investigação a resolução de problemas, a alfabetização científica em sala de aula, as metodologias e a educação geográfica. Integra a Rede Latino Americana de Didática em Geografia (RedladGeo). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010, CAPES). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2006; FAPESP), Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo (1996-2000), Iniciação científica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1997-1999; CNPq e FAPESP). Professora Adjunto 4 do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da UNIFESP.  Orienta trabalhos de Iniciação Cientifica, Trabalho de Conclusão de Curso e Mestrado. 

Selecione a Área ou Linha de Pesquisa para descrição. 

Educação 

A educação é concebida como elemento fundamental na constituição do ser humano e envolve os processos sociais de formação, relacionados à apropriação da cultura, às formas de ser, de agir e de refletir. São processos e práticas que ocorrem de forma intencional e difusa, em diferentes instâncias de socialização. A educação efetiva-se nas relações estabelecidas entre os seres humanos, objetivando a formação de indivíduos, vinculada ao processo civilizatório; na modernidade, a escola destaca-se como locus de formação dos sujeitos, com a finalidade de lhes assegurar participação no mundo produtivo e na vida pública. A ação educativa está vinculada a concepções específicas de ser humano e tais concepções são histórica e socialmente situadas. A Educação diz respeito à cultura, contemplando uma ideia de valor ou do que é valorizado por determinado grupo. Transmite, perpetua e modifica a experiência humana nomeada cultura, pressupondo a relação de ensino e aprendizado.

Linha de Pesquisa 5:  Linguagens e Saberes em Contextos Formativos

A linha de pesquisa “Linguagens e Saberes em contextos formativos” caracteriza-se pela preocupação em investigar os aspectos epistemológicos implicados na constituição dos sujeitos sociais contemporâneos, com destaque para os temas que perpassam os objetos de ensino e de aprendizagem. Nesse movimento, busca refletir sobre os desafios relacionados à produção e apropriação do saber, no contexto contemporâneo, a partir do estudo da relação entre a produção do conhecimento nos diferentes espaços (escolares e não escolares) e as transformações ocorridas nos múltiplos contextos históricos, sociais e culturais. Operando com conceitos emanados de distintos campos do saber - como a Filosofia, a Sociologia, a Linguística, a Psicologia e as Didáticas específicas - a linha de pesquisa tem como foco de investigação, processos educacionais, formais e não formais, destacando-se, neste escopo, questões afeitas, dentre outros aspectos: a) aos conhecimentos produzidos em diferentes contextos formativos; b) às metodologias de ensino e de investigação voltadas para o ensino e a aprendizagem, em distintos níveis e esferas; c) à construção do conhecimento científico e matemático; d) aos saberes pedagógicos e específicos necessários à produção do conhecimento; e) à produção curricular para a formação científica; f) à produção de materiais didáticos; g) à produção de significados, por meio de múltiplas linguagens (escrita, oral, imagética, cartográfica, hipermidiática, científica, entre outras); h) à formação inicial e continuada de professores para integrar a mídia às práticas sociais desenvolvidas no ethos educativo; i) às ações e/ou programas de inclusão digital, entendida como uma das facetas da inclusão social; j) à formação inicial e continuada de professores para o ensino e aprendizagem conceitual; k) aos elementos constitutivos da atividade pedagógica, em geral e aos processos de ensino e de aprendizagem, em particular.


Orientadores
Claudia Lemos Vóvio 
Emerson Izidoro dos Santos
Érica Aparecida Garrutti de Lourenço
Jerusa Vilhena de Moraes
Lucila Pesce
Vanessa Dias Moretti 

© 2013 - 2019  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus Guarulhos da Unifesp • Edifício Arco - Sala 33 • Estrada do Caminho Velho, 333  - Jardim Nova Cidade • CEP 07252-312 Guarulhos - SP •  ppg.educacao@unifesp.br