Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Postgraduate Program in Education

Lucila Maria Pesce de Oliveira

Contato | Currículo Lattes

E-mail: lucila.pesce@unifesp.br  

Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras - Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Vice-coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Membro do Comitê Gestor do LIFE - Unifesp: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (CAPES). Temáticas de interesse para pesquisa e orientação: Linguagens Hipermidiáticas e Processos Formativos; Linguagens Hipermidiáticas e Educação Básica; Linguagens Hipermidiáticas e Formação Inicial de Professores; Linguagens Hipermidiáticas e Formação Continuada de Professores.

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Educação 

A educação é concebida como elemento fundamental na constituição do ser humano e envolve os processos sociais de formação, relacionados à apropriação da cultura, às formas de ser, de agir e de refletir. São processos e práticas que ocorrem de forma intencional e difusa, em diferentes instâncias de socialização. A educação efetiva-se nas relações estabelecidas entre os seres humanos, objetivando a formação de indivíduos, vinculada ao processo civilizatório; na modernidade, a escola destaca-se como locus de formação dos sujeitos, com a finalidade de lhes assegurar participação no mundo produtivo e na vida pública. A ação educativa está vinculada a concepções específicas de ser humano e tais concepções são histórica e socialmente situadas. A Educação diz respeito à cultura, contemplando uma ideia de valor ou do que é valorizado por determinado grupo. Transmite, perpetua e modifica a experiência humana nomeada cultura, pressupondo a relação de ensino e aprendizado.

Linha de Pesquisa 5:  Linguagens e Saberes em Contextos Formativos

A linha de pesquisa “Linguagens e Saberes em contextos formativos” caracteriza-se pela preocupação em investigar os aspectos epistemológicos implicados na constituição dos sujeitos sociais contemporâneos, com destaque para os temas que perpassam os objetos de ensino e de aprendizagem. Nesse movimento, busca refletir sobre os desafios relacionados à produção e apropriação do saber, no contexto contemporâneo, a partir do estudo da relação entre a produção do conhecimento nos diferentes espaços (escolares e não escolares) e as transformações ocorridas nos múltiplos contextos históricos, sociais e culturais. Operando com conceitos emanados de distintos campos do saber - como a Filosofia, a Sociologia, a Linguística, a Psicologia e as Didáticas específicas - a linha de pesquisa tem como foco de investigação, processos educacionais, formais e não formais, destacando-se, neste escopo, questões afeitas, dentre outros aspectos: a) aos conhecimentos produzidos em diferentes contextos formativos; b) às metodologias de ensino e de investigação voltadas para o ensino e a aprendizagem, em distintos níveis e esferas; c) à construção do conhecimento científico e matemático; d) aos saberes pedagógicos e específicos necessários à produção do conhecimento; e) à produção curricular para a formação científica; f) à produção de materiais didáticos; g) à produção de significados, por meio de múltiplas linguagens (escrita, oral, imagética, cartográfica, hipermidiática, científica, entre outras); h) à formação inicial e continuada de professores para integrar a mídia às práticas sociais desenvolvidas no ethos educativo; i) às ações e/ou programas de inclusão digital, entendida como uma das facetas da inclusão social; j) à formação inicial e continuada de professores para o ensino e aprendizagem conceitual; k) aos elementos constitutivos da atividade pedagógica, em geral e aos processos de ensino e de aprendizagem, em particular.


Orientadores
Claudia Lemos Vóvio 
Emerson Izidoro dos Santos
Érica Aparecida Garrutti de Lourenço
Jerusa Vilhena de Moraes
Lucila Pesce
Vanessa Dias Moretti 

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