Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Postgraduate Program in Education

Márcia Aparecida Jacomini

Contato | Currículo Lattes

E-mail: jacomini.marcia@unifesp.br  

Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), com Pós-Doutorado pela mesma instituição e estágio na Fondazione Istituto Gramsci, Roma, Italia (2018). Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Ministra aula na graduação nas seguintes disciplinas: "Governo e gestão de sistemas e unidades escolares", "Leitura de clássicos do pensamento educacional", "Práticas Pedagógicas Programadas I - Leitura de clássicos da Educação e experiências educacionais inovadoras", "Práticas Pedagógicas Programadas III – Clássicos da Educação e experiências educacionais inovadoras", "Residência Pedagógica em Gestão Educacional". Na pós-graduação ministra as disciplinas: "Tópicos sobre Educação, Estado e Trabalho", "Estado, Educação e Políticas Públicas", "Leituras gramscianas e Educação". Orienta trabalhos de Iniciação Cientifica, Trabalho de Conclusão de Curso e Mestrado. Coordena o Projeto de Extensão "Democracia na escola: implementando o Contrato Pedagógico". Coordena o projeto "Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)" (2018-2020), financiado pela Fapesp. Realiza pesquisas nas seguintes linhas: "Políticas Educacionais e Gestão Escolar", "Carreira e Remuneração Docente no Brasil".

Selecione a Área ou Linha de Pesquisa para descrição. 

Educação 

A educação é concebida como elemento fundamental na constituição do ser humano e envolve os processos sociais de formação, relacionados à apropriação da cultura, às formas de ser, de agir e de refletir. São processos e práticas que ocorrem de forma intencional e difusa, em diferentes instâncias de socialização. A educação efetiva-se nas relações estabelecidas entre os seres humanos, objetivando a formação de indivíduos, vinculada ao processo civilizatório; na modernidade, a escola destaca-se como locus de formação dos sujeitos, com a finalidade de lhes assegurar participação no mundo produtivo e na vida pública. A ação educativa está vinculada a concepções específicas de ser humano e tais concepções são histórica e socialmente situadas. A Educação diz respeito à cultura, contemplando uma ideia de valor ou do que é valorizado por determinado grupo. Transmite, perpetua e modifica a experiência humana nomeada cultura, pressupondo a relação de ensino e aprendizado.

Linha de Pesquisa 2:  Educação, Estado, Trabalho

Estudos sobre escola, políticas e relações sociais que conformam a educação institucionalizada demandam diálogo com categorias amplas que medeiam a formação do ser humano, como trabalho, cultura, economia e educação, além do Estado como uma das formas de organização das sociedades contemporâneas. Dessa compreensão decorre a organização da linha, que abrange investigações sobre as relações entre Trabalho, Estado e Educação, sob diferentes perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, em diálogo com aportes teóricos de disciplinas como Ciências Sociais, Ciência Política, História e Ciências Econômicas. Contempla pesquisas sobre implementação e avaliação de políticas públicas em educação; estudos internacionais de políticas e reformas educacionais; políticas de currículo e avaliação educacional; condições de trabalho docente e gestão educacional. As pesquisas desta linha têm como pontos de convergência o direito e a democratização da educação e as interfaces das políticas educacionais com as práticas escolares.


Orientadores
Celia Maria Benedicto Giglio
Claudia Barcelos de Moura Abreu
Luiz Carlos Novaes 
Marcia Jacomini
Maria Angélica Pedra Minhoto

© 2013 - 2019  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus Guarulhos da Unifesp • Edifício Arco - Sala 33 • Estrada do Caminho Velho, 333  - Jardim Nova Cidade • CEP 07252-312 Guarulhos - SP •  ppg.educacao@unifesp.br