Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Postgraduate Program in Education

Maria Angélica Pedra Minhoto

Contato | Currículo Lattes

E-mail: mminhoto@unifesp.br  

Graduada em Pedagogia e Economia, é mestre e doutora em Educação, professora do Departamento de Educação da Unifesp, ministra aulas nos cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve pesquisas na área da Política Educacional, com ênfase em Avaliação de Sistemas e Instituições Educacionais, Trabalho e Formação de Educadores e Gestão Educacional. Atualmente, desenvolve um projeto de pesquisa que visa analisar como os indicadores de qualidade educacional e as avaliações em larga escala interferem na formação de estudantes e de professores e no trabalho de educadores em todas as etapas da educação no Brasil. Além disso, tem realizado estudos sobre as Políticas para o Ensino Superior, especialmente da rede pública federal, tendo como principais focos a recente expansão, o financiamento, os mecanismos de seleção (SiSu e Vestibular) e inclusão de ingressantes (cotas) e a análise das trajetórias acadêmicas dos discentes de graduação. Faz parte do corpo de professores que atua na linha de pesquisa "Educação, Estado, Trabalho".

Selecione a Área ou Linha de Pesquisa para descrição. 

Educação 

A educação é concebida como elemento fundamental na constituição do ser humano e envolve os processos sociais de formação, relacionados à apropriação da cultura, às formas de ser, de agir e de refletir. São processos e práticas que ocorrem de forma intencional e difusa, em diferentes instâncias de socialização. A educação efetiva-se nas relações estabelecidas entre os seres humanos, objetivando a formação de indivíduos, vinculada ao processo civilizatório; na modernidade, a escola destaca-se como locus de formação dos sujeitos, com a finalidade de lhes assegurar participação no mundo produtivo e na vida pública. A ação educativa está vinculada a concepções específicas de ser humano e tais concepções são histórica e socialmente situadas. A Educação diz respeito à cultura, contemplando uma ideia de valor ou do que é valorizado por determinado grupo. Transmite, perpetua e modifica a experiência humana nomeada cultura, pressupondo a relação de ensino e aprendizado.

Linha de Pesquisa 2:  Educação, Estado, Trabalho

Estudos sobre escola, políticas e relações sociais que conformam a educação institucionalizada demandam diálogo com categorias amplas que medeiam a formação do ser humano, como trabalho, cultura, economia e educação, além do Estado como uma das formas de organização das sociedades contemporâneas. Dessa compreensão decorre a organização da linha, que abrange investigações sobre as relações entre Trabalho, Estado e Educação, sob diferentes perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, em diálogo com aportes teóricos de disciplinas como Ciências Sociais, Ciência Política, História e Ciências Econômicas. Contempla pesquisas sobre implementação e avaliação de políticas públicas em educação; estudos internacionais de políticas e reformas educacionais; políticas de currículo e avaliação educacional; condições de trabalho docente e gestão educacional. As pesquisas desta linha têm como pontos de convergência o direito e a democratização da educação e as interfaces das políticas educacionais com as práticas escolares.


Orientadores
Celia Maria Benedicto Giglio
Claudia Barcelos de Moura Abreu
Luiz Carlos Novaes 
Marcia Jacomini
Maria Angélica Pedra Minhoto

© 2013 - 2019  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus Guarulhos da Unifesp • Edifício Arco - Sala 33 • Estrada do Caminho Velho, 333  - Jardim Nova Cidade • CEP 07252-312 Guarulhos - SP •  ppg.educacao@unifesp.br