Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Postgraduate Program in Education

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna

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E-mail: marieta.penna@unifesp.br  

Bacharel e Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, Mestre e Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Departamento de Educação da Unifesp, atuando na Graduação (Pedagogia), na Extensão (Projeto Democracia na Escola) e na Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógica). Realiza pesquisas sobre a temática do trabalho docente, com foco nas condições de trabalho, formação, exercício da docência, profissionalização.

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Educação 

A educação é concebida como elemento fundamental na constituição do ser humano e envolve os processos sociais de formação, relacionados à apropriação da cultura, às formas de ser, de agir e de refletir. São processos e práticas que ocorrem de forma intencional e difusa, em diferentes instâncias de socialização. A educação efetiva-se nas relações estabelecidas entre os seres humanos, objetivando a formação de indivíduos, vinculada ao processo civilizatório; na modernidade, a escola destaca-se como locus de formação dos sujeitos, com a finalidade de lhes assegurar participação no mundo produtivo e na vida pública. A ação educativa está vinculada a concepções específicas de ser humano e tais concepções são histórica e socialmente situadas. A Educação diz respeito à cultura, contemplando uma ideia de valor ou do que é valorizado por determinado grupo. Transmite, perpetua e modifica a experiência humana nomeada cultura, pressupondo a relação de ensino e aprendizado.

Linha de Pesquisa 3:  Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Esta linha de pesquisa agrega projetos que têm como objetos de estudo a escola pública na perspectiva de transformação da realidade social, os sentidos emancipatórios do conhecimento escolar na interface com processos formativos, também de caráter emancipatório, dos profissionais do ensino que ocorrem nos cursos de Licenciatura (formação inicial) e ao longo da carreira no magistério (formação contínua) consubstanciadas em práticas pedagógicas. Analisa as relações entre políticas públicas, programas de formação de professores e práticas pedagógicas. Os estudos abarcam a formação e a prática profissional de professores e pedagogos da educação básica e superior, tendo por base a problematização do exercício profissional em diferentes contextos institucionais, sob os seguintes aspectos: constituição da identidade docente, inserção profissional, desenvolvimento profissional docente, trato das relações de classe, étnicos raciais, de gênero e de orientação sexual. A base de investigação dos estudos produzidos nessa linha de pesquisa parte da compreensão de que toda ação pedagógica é uma atividade teórico-prática situada, que se configura de acordo com o lugar em que se materializam as condições objetivas de vida e de trabalho.


Orientadores
Isabel Melero Bello
Itale Luciane Cericato 
Jorge Luiz Barcellos da Silva
Magali Aparecida Silvestre
Marieta Gouvêa de Oliveira Penna
Umberto de Andrade Pinto

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