Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Postgraduate Program in Education

Regina Cândida Ellero Gualtieri

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E-mail: regina.gualtieri@unifesp.br  

É Graduada em Ciências Sociais, Mestre em Educação e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisadora visitante no “Instituto de Historia del Centro de Ciencias Humanas y Sociales (CSIC) de Madrid”. Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é docente da área de História da Educação no Curso de Pedagogia, do qual foi coordenadora e é membro da equipe editorial da Revista Olh@res do Departamento de Educação. Integrante da Linha de Pesquisa História da Educação: Sujeitos, Objetos e Práticas, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Unifesp), estuda a história da escola com foco no insucesso escolar - reprovação, repetência e abandono - e suas causas, orientando dissertações e teses nessas temáticas. Investiga a influência das concepções eugenistas e médico-higienistas na formulação de políticas educacionais, nas reformas curriculares, nas práticas docentes e, considerando essas concepções, tem também investigado e orientado trabalhos envolvendo, em diversas circunstâncias históricas, seleção, segregação e medicalização na educação em associação com o desempenho escolar.

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Educação 

A educação é concebida como elemento fundamental na constituição do ser humano e envolve os processos sociais de formação, relacionados à apropriação da cultura, às formas de ser, de agir e de refletir. São processos e práticas que ocorrem de forma intencional e difusa, em diferentes instâncias de socialização. A educação efetiva-se nas relações estabelecidas entre os seres humanos, objetivando a formação de indivíduos, vinculada ao processo civilizatório; na modernidade, a escola destaca-se como locus de formação dos sujeitos, com a finalidade de lhes assegurar participação no mundo produtivo e na vida pública. A ação educativa está vinculada a concepções específicas de ser humano e tais concepções são histórica e socialmente situadas. A Educação diz respeito à cultura, contemplando uma ideia de valor ou do que é valorizado por determinado grupo. Transmite, perpetua e modifica a experiência humana nomeada cultura, pressupondo a relação de ensino e aprendizado.

Linha de Pesquisa 4:  História da Educação: Sujeitos, Objetos e Práticas

A História da Educação Brasileira, desde a última década do século XX, tem passado por reconfiguração pautada, sobretudo, no balanço amplo e detalhado do itinerário da historiografia da educação. Houve, desde então, um alargamento temático do campo, com a constituição de novos objetos e novas abordagens, bem como a remodelação de antigos temas, articulados na fértil interlocução entre os historiadores da educação e a produção historiográfica contemporânea. A presente linha de pesquisa, alinhada com essa reconfiguração, contempla estudos e pesquisas sobre a educação, realizados em uma perspectiva histórica. As pesquisas vinculadas à linha investigam processos educativos escolares e não escolares analisados a partir dos referenciais da História, da Filosofia e das Ciências Sociais; vinculações temáticas que problematizam, especialmente, questões recortadas a partir do contexto regional, em conexão com as discussões teóricas nacionais e internacionais; estudos acerca: (a) das instituições (escolares, acadêmicas e outras), trajetórias de formação docente/discente, políticas, práticas e culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, saberes, currículo, disciplinas escolares e acadêmicas, arquitetura, mobiliário); (b) intelectuais da educação; (c) processos nacionais e internacionais de produção, circulação e apropriação de modelos e padrões pedagógicos envolvidos nas práticas educacionais, na organização dos tempos e espaços escolares e na constituição de memórias (livros escolares, literatura pedagógica, grande imprensa, imprensa educacional, periódicos educacionais, literatura, dentre outros). Para o tratamento desses temas, esta linha de pesquisa opera com conceitos e procedimentos de pesquisa extraídos da História Cultural, da História Intelectual e da História dos intelectuais, bem como da Nova História Política.


Orientadores
Claudia Panizzolo
Fernando Rodrigues de Oliveira
Maria Rita de Almeida Toledo
Mirian Jorge Warde
Regina Cândida Ellero Gualtieri
Renata Marcílio Cândido
Wagner Rodrigues Valente

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