Campus Guarulhos • Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Postgraduate Program in Education

Renata Marcílio Cândido

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E-mail: renata.candido@unifesp.br  

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2003), Mestrado em Educação (2007) de Doutorado em Educação (2012) pela mesma universidade. Atua como coordenadora e professora do Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil em Escolas da Rede Pública de Guarulhos. Atua como vice-líder do “Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas sobre Escola e Docência (GEPHED)” e pesquisadora colaboradora do projeto “O ethos da escola seletiva numa perspectiva histórica (1930-1960)”, financiado pela FAPESP (2017-2019). Integra o Grupo de Pesquisa "História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos" (Unifesp). É membro do corpo editorial da Revista Olh@res – Unifesp desde 2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Tópicos Específicos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, cultura escolar, periódicos de ensino, avaliação, festas escolares, práticas da vida escolar.

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Educação 

A educação é concebida como elemento fundamental na constituição do ser humano e envolve os processos sociais de formação, relacionados à apropriação da cultura, às formas de ser, de agir e de refletir. São processos e práticas que ocorrem de forma intencional e difusa, em diferentes instâncias de socialização. A educação efetiva-se nas relações estabelecidas entre os seres humanos, objetivando a formação de indivíduos, vinculada ao processo civilizatório; na modernidade, a escola destaca-se como locus de formação dos sujeitos, com a finalidade de lhes assegurar participação no mundo produtivo e na vida pública. A ação educativa está vinculada a concepções específicas de ser humano e tais concepções são histórica e socialmente situadas. A Educação diz respeito à cultura, contemplando uma ideia de valor ou do que é valorizado por determinado grupo. Transmite, perpetua e modifica a experiência humana nomeada cultura, pressupondo a relação de ensino e aprendizado.

Linha de Pesquisa 4:  História da Educação: Sujeitos, Objetos e Práticas

A História da Educação Brasileira, desde a última década do século XX, tem passado por reconfiguração pautada, sobretudo, no balanço amplo e detalhado do itinerário da historiografia da educação. Houve, desde então, um alargamento temático do campo, com a constituição de novos objetos e novas abordagens, bem como a remodelação de antigos temas, articulados na fértil interlocução entre os historiadores da educação e a produção historiográfica contemporânea. A presente linha de pesquisa, alinhada com essa reconfiguração, contempla estudos e pesquisas sobre a educação, realizados em uma perspectiva histórica. As pesquisas vinculadas à linha investigam processos educativos escolares e não escolares analisados a partir dos referenciais da História, da Filosofia e das Ciências Sociais; vinculações temáticas que problematizam, especialmente, questões recortadas a partir do contexto regional, em conexão com as discussões teóricas nacionais e internacionais; estudos acerca: (a) das instituições (escolares, acadêmicas e outras), trajetórias de formação docente/discente, políticas, práticas e culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, saberes, currículo, disciplinas escolares e acadêmicas, arquitetura, mobiliário); (b) intelectuais da educação; (c) processos nacionais e internacionais de produção, circulação e apropriação de modelos e padrões pedagógicos envolvidos nas práticas educacionais, na organização dos tempos e espaços escolares e na constituição de memórias (livros escolares, literatura pedagógica, grande imprensa, imprensa educacional, periódicos educacionais, literatura, dentre outros). Para o tratamento desses temas, esta linha de pesquisa opera com conceitos e procedimentos de pesquisa extraídos da História Cultural, da História Intelectual e da História dos intelectuais, bem como da Nova História Política.


Orientadores
Claudia Panizzolo
Fernando Rodrigues de Oliveira
Maria Rita de Almeida Toledo
Mirian Jorge Warde
Regina Cândida Ellero Gualtieri
Renata Marcílio Cândido
Wagner Rodrigues Valente

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